O Etimolobíblia é um projeto pessoal, de cunho evangélico, que visa pregar as Escrituras e divulgar material cristão pela internet.
A ideia é a seguinte: a cada postagem, será feita uma pequena explicação etimológica de uma palavra de nosso idioma. Para quem não sabe, etimologia é o estudo da origem e formação das palavras. Dessa pequena explicação, partiremos para uma abordagem bíblica de algum tema, talvez envolvendo o significado da palavra em foco. Ela sempre será o título da postagem.
Antes de você me perguntar, não sou etimólogo ou coisa do tipo. Sou, na verdade, estudante de Direito, mas sempre me interessei muito pela linguística e filosofia da linguagem. As etimologias que postarei aqui não são oriundas de pesquisas histórico-linguísticas próprias, até porque não tenho conhecimento ou arcabouço acadêmico para isso. O que você encontrar por aqui de etimologia é, na verdade, resultado de leituras e consultas em literaturas e dicionários etimológicos consagrados da língua portuguesa.
Há uma coisa importante a se dizer. Faça sempre como os crentes de Bereia (At 17.10-11): compare tudo o que ler aqui (e em qualquer outro lugar) com a Palavra de Deus. O homem é imperfeito e tudo o que vem dele também o é. Ou seja, nada do que for escrito aqui (ou em qualquer lugar que seja, com exceção da Bíblia, é claro, cuja inspiração não foi humana) terá caráter perfeito e será imune a análise crítica.
Fique a vontade para me contatar pelo e-mail luis.pires@usp.br. Terei prazer em te responder. Gostaria muito também de saber suas opiniões a respeito desse projeto.
O Etimolobíblia não está ligado a nenhuma igreja ou instituição religiosa de qualquer natureza.